Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Luto e Pesar...


Theo Angelopoulos morre em acidente suspeito durante filmagem 






O cineasta grego Theo Angelopoulos, de 76 anos, faleceu na noite desta terça-feira, vítima de uma hemorragia cerebral num hospital perto do Pireu, na Grécia.
Figura emblemática do "novo cinema" grego, a partir da década de 1970 e premiado com a Palma de Ouro de Cannes, em 1998, pelo filme "A Eternidade e um Dia"  (em grego: Μια αιωνιότητα και μια μέρα, transl. Mia aioniótita kai mia méra), Angelopoulos realizou mais de 15 filmes, contando a história e documentando a sociedade da Grécia contemporânea. Suas produções são caracterizadas por longos e silenciosos planos mostrando as paisagens do país. Recomenda-mos...

Ganhou também o prêmio do grande júri de Cannes em 1995 por "Ulysses' Gaze", Angelopoulos iniciou os trabalhos de seu novo filme, "The other sea", neste mês.
O filme era sobre o impacto da crise na vida cotidiana na Grécia.
Angelopoulos estava atravessando uma rua quando foi atropelado pela moto. Ele foi levado imediatamente a um hospital.
"Ele estava no meio da filmagem quando a moto atingiu ele. Ele sofreu múltiplos ferimentos no cérebro e hemorragia interna", afirmou uma autoridade policial que não quis revelar seu nome. A moto pertencia a um policial que estava de folga, disse. 
Entre seus principais filmes estão A Viagem dos Comediantes; Paisagem na Neblina, de 1988; Um Olhar a Cada Dia, de 1995; Viagem a Citera, de 1984; O Passo Suspenso da Cegonha, de 1991 e a Trilogia - O Vale dos Lamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário