Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

sexta-feira, 8 de junho de 2012

1º FESTIVAL “CINEMA PELA VERDADE”


Antrocinean@s de plantão o primeiro festival "Cinema pela Verdade" está rodando as 27 capitais brasileiras, percorrendo 81 universidades, para promover sessões e debates gratuitos de filmes que tratam sobre o período da ditadura e suas consequências. O projeto foi contemplado pelo edital "Marcas da Memória", da Comissão de Anistia, e criado pelo ICEM (Instituto Cultura em Movimento)  com o objetivo de apresentar para os jovens através do audiovisual esse importante período da nossa história que a maioria desconhece.
Em São Paulo, ele acontece a partir do dia 11 e vai até dia 20 de junho.
Os filmes selecionados foram: Cidadão Boilsen (2009) de Chaim Litewski; Condor (2007), de Roberto Mader; e Hercules 56 (2006), de Silvio Da-Rin, além da participação do filme "Uma longa viagem", de Lucia Murat, que acaba de ser lançado.
A programação completa em Sampa está abaixo, não deixem de conferir na Universidade mais próxima...
"Pela vida, Pela Paz, Militares Nunca mais!"
Há braços y Salud!

1º FESTIVAL “CINEMA PELA VERDADE” PROMOVE DEBATE SOBRE A DITADURA MILITAR NAS PRINCIPAIS UNIVERSIDADES DO PAÍS
Projeto vai percorrer 27 capitais com exibição gratuita de filmes sobre o tema
Durante os meses de maio e junho, as principais universidades do país serão palco para o primeiro festival “Cinema pela Verdade”, realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM) em parceria com o Ministério da Justiça, via Comissão de Anistia. O projeto vai levar para os quatro cantos do Brasil filmes nacionais que têm como tema o período da ditadura militar e suas conseqüências.
O cinema sempre foi e será um instrumento indispensável de resgate da memória de um país. 
Após cada exibição, será promovido um debate com acadêmicos, pesquisadores, integrantes de movimentos sociais e culturais, além dos próprios diretores ou equipe de produção dos filmes, onde estudantes e debatedores terão a chance de trocar conhecimento e experiências, fomentando assim a discussão.
Para a produção do “Cinema Pela Verdade”, o ICEM conta com 27 “Agentes Mobilizadores”, isto é, universitários previamente selecionados e treinados de cada capital que serão responsáveis por articular localmente as exibições nas universidades, divulgar o evento, ajudar na pesquisa de pessoas para compor as mesas de debates, além de escrever relatório acadêmico sobre cada sessão.
FILMES SELECIONADOS:
Cidadão Boilsen - Um capítulo sempre subterrâneo dos anos de chumbo no Brasil, o financiamento da repressão violenta à luta armada por grandes empresários, ganha contornos mais precisos neste perfil daquele que foi considerado o mais notório deles. As ligações de Henning Albert Boilesen (1916-1971), presidente do grupo Ultra, com a ditadura militar, sua participação na criação da temível Oban – Operação Bandeirantes – e acusações de que assistiria voluntariamente a sessões de tortura emergem de diversos depoimentos de personagens daquela época. Direção: Chaim Litewski, 2009 Documentário, 92 minutos.
Condor - Condor foi o nome dado à cooperação entre governos militares sul-americanos que resultou no seqüestro e assassinato de milhares de pessoas e no exílio de tantas outras. Uma análise contemporânea destes eventos, trazendo uma história de terrorismo de Estado, mas também de pessoas e da procura pela verdade e justiça.Direção: Roberto Mader, 2007. Documentário, 106 minutos.
Hércules 56 – Na semana da independência de 1969 o embaixador americano no Brasil, Charles Burke Elbrick, foi sequestrado. Em sua troca foi exigida a divulgação de um manifesto revolucionário e a libertação de 15 presos políticos, que representam diversas tendências políticas que se opunham à ditadura militar. Banidos do território nacional e com a nacionalidade cassada, eles são levados ao México no avião da FAB Hércules 56. Através de entrevistas com os sobreviventes os fatos desta época são relembrados. Direção: Silvio Da-Rin, 2006. Documentário, 94 minutos.
Festival Cinema Pela Verdade - São Paulo

Programação Confirmada:
 Unifesp - Auditório Adamastor Pimentas

11 de junho (segunda-feira)
18:30 - Sessão de Cidadão Boilesen

12 de junho (terça-feira)
18:30 - Sessão de Hércules 56
13 de junho (quarta-feira)
18:30 - Sessão especial Uma longa Viagem

Usp - Cinusp Paulo Emílio

25 de junho (segunda-feira)
16:00 - Sessão de Hércules 56 (sem debate)
19:00 - Sessão de Condor (com debate)

26 de junho (terça-feira)
16:00 - Sessão de Cidadão Boilesen (com debate)

27 de junho (quarta-feira)
16:00 - Sessão de Hércules 56 (com debate)

28 de junho (quinta-feira)
16:00 - Sessão de Condor (sem debate)
19:00 - Uma longa Viagem (com debate)

29 de junho (sexta-feira)
16:00 Sessão especial Uma longa Viagem (com debate)
19:00 Sessão especial Uma longa Viagem(com debate)

Fesp - Auditório principal

18 de junho (segunda-feira)
18:30 - Sessão de Condor

19 de junho (terça-feira)
18:30 - Sessão de Hércules 56

20 de junho (quarta-feira)
18:30 - Sessão especial Uma longa Viagem


Festival Cinema Pela Verdade - Yjurerê Mirim/SC
Em Santa Catarina, além da Udesc nos dias 11 e 12 , a mostra também percorrerá a UFSC, nos dias 18, 19 e 22 de junho, e o Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc), nos dias 20 e 21 de junho.
"As minhas amadas forças, Contra as Forças Armadas!" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário