Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

domingo, 1 de julho de 2012

Ouvindo Cinema

I Seminário Internacional Ouvir o Documentário: Música, Vozes e Ruídos

Está aberta a chamada de trabalhos para o I Seminário Internacional Ouvir o Documentário: Música, Vozes e Ruídos


Ele tem como objetivo principal contribuir para a pesquisa e para a reflexão acerca de questões comunicacionais, técnicas e estéticas relativas aos aspectos sonoros dos documentários. Ao privilegiar a análise de tais elementos, visa, igualmente, suprir uma lacuna importante da produção acadêmica recente sobre os documentários, que notadamente tem privilegiado a análise de seus elementos visuais. A proposta do Seminário Internacional Ouvir o documentário: música, vozes e ruídos se vê vinculada a um contexto de diálogos multidisciplinares, em que se espera que a imbricação entre as áreas de cinema, televisão e música se constitua enquanto objeto de reflexão. Dessa forma, o seminário é aberto à participação de profissionais, pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação.
Fazem parte da programação mesas, grupos de trabalho e oficinas, além do lançamento de livros.

Para maiores informações: http://ouvirodocumentario.wordpress.com/

– Sobre a submissão: Os interessados em apresentar seus trabalhos devem enviar os resumos para o e-mail oficial do evento até o dia 15 de agosto (ouvirodocumentario@gmail.com). Com extensão máxima de 400 palavras, os resumos devem compreender: (1) problema de pesquisa, (2) objetivos, (3) aporte teórico/metodológico e (4) resultados preliminares. Junto ao resumo, devem ser indicados os dados do(s) autor(es): nome completo, cidade, instituição de origem, vínculo com a instituição e e-mail para contato.

Os candidatos devem indicar o grupo de trabalho em que desejam se inscrever:
GT1 - Música no documentário;
GT2 -Voz no documentário;
GT3 - Trilha sonora no documentário brasileiro;
GT4 - Tecnologias do som no documentário contemporâneo.

A relação das propostas aprovadas será divulgada em 01 de setembro. Os autores selecionados devem enviar os trabalhos completos, a serem publicados nos anais, até o dia 15 de outubro. Em caso de trabalhos aprovados em que haja co-autoria, é necessário que pelo menos um de seus autores realize a inscrição no evento. 

Um comentário:

  1. I Seminário Internacional Ouvir o Documentário altera suas atividades para novembro

    A equipe de organização do I Seminário Internacional Ouvir o Documentário informa que, em decorrência de problemas quanto à logística e à infraestrutura do evento, sua realização foi adiada para o período de 21 a 24 de novembro.

    A participação do pesquisador estadunidense Bill Nichols, professor do Departamento de Cinema da San Francisco State University, permanece como pré-abertura do Seminário, em outubro, nas cidades de Salvador e Cachoeira. Com tradução simultânea, Nichols fará a conferência “Stop, look, listen: the sound of documentary film” (“Pare, olhe, escute: o som do filme documentário”) no dia 23 de outubro, no auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA, às 19h30, e no dia seguinte, 24 de outubro, no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB, também às 19h30.

    Com o novo calendário, a abertura oficial do Seminário acontece no dia 21 de novembro. O filme Nanook do Norte (Robert Flaherty, 1922), marco fundador do cinema documental de longa-metragem, será exibido com acompanhamento ao vivo de música composta especialmente para o filme, por alunos de Composição da EMUS-UFBA. O projeto será executado pelo Nanook Ensemble, conjunto de câmara formado por músicos da OSUFBA, sob a regência do maestro José Maurício Brandão.

    Os GTs e as mesas que compõem o evento, com importantes pesquisadores do país, acontecem nos dias 22 e 23 de novembro. No dia 22, em Salvador, ocorre a mesa “À escuta do real: questões históricas, éticas e estéticas”. Para o dia seguinte, na cidade de Cachoeira, estão programadas a mesa “Trilha Sonora e Documentários: reflexões sobre concepção e realização” e a apresentação do Cinema Cantado, grupo que, com a participação especial do saxofonista Leo Gandelman, apresenta um repertório composto por grandes canções do cinema brasileiro, acompanhadas pela exibição de trechos dos filmes.


    As inscrições são gratuitas e já podem ser realizadas. Para mais informações: www.ouvirodocumentario.wordpress.com ou pelo e-mail oficial do evento, ouvirodocumentario@gmail.com

    ResponderExcluir