Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Seminário "Fazendo Gênero 10"

Inscrições abertas para envio de resumos para o seminário "Fazendo Gênero 10". Abaixo, segue o link do nosso simpósio temático, "Gênero e Cinema: entre narrativas, políticas e poéticas".  

Enviem propostas!

http://www.fazendogenero.ufsc.br/10/simposio/view?ID_SIMPOSIO=25

Resumo: O simpósio pretende reunir pesquisadores e pesquisadoras que estudam as questões de gênero a partir de um olhar sobre o cinema, bem como aqueles que investigam a linguagem e a produção cinematográficas, a partir do campo das relações de gênero. Quais os lugares dos gêneros nos discursos cinematográficos? Como as sexualidades são apropriadas e negociadas nas produções cinematográficas? Se o cinema é um espaço de construção, crítica e reprodução, como a feminino e o masculino se posicionam e como são posicionados? Como são projetadas as sexualidades não hegemônicas em produções comerciais e independentes? Os estudos de cinema e a crítica feminista têm se colocado, desde os anos 70, diversas perguntas sobre o lugar da narrativa fílmica na constituição dos olhares sobre os gêneros e, mais recentemente, o discurso fílmico tem sido apropriado como forma de contestação e problematização dos discursos que buscam normatizar e domesticar as sexualidades. Este simpósio reunirá reflexões que tenham como eixo norteador as linguagens cinematográficas comerciais, independentes, alternativas, ficcionais e/ou documentais, como produtoras de significados que não apenas refletem as relações de gênero e sexualidade, mas que também constituem essas relações em processos contemporâneos de subjetivação. Se o cinema porta um discurso sobre as socialidades humanas, performando críticas, questionamentos, dúvidas e afirmando verdades, esse simpósio pretende reunir trabalhos que permitam entender o cinema como um espaço habitável por esses sujeitos que se constituem e são constituídos na linguagem cinematográfica.

E por falar em Gênero...
Artigos relacionados: 
Postagens relacionadas: 

Um comentário:

  1. Com o término das inscrições, saiu a lista dos filmes selecionados para a Mostra Nacional de Audiovisual Curta O Gênero 2013. Foram recebidos mais de 60 filmes de várias partes do Brasil, 19 destes foram selecionados pela curadoria nacional composta por Karla Bessa, historiadora e pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero- PAGU/UNICAMP; Marcos Rocha, mestrando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e presidente da ONG Fábrica de Imagens; e Paula Alves, cineasta e diretora e produtora executiva do Femina – Festival Internacional de Cinema Feminino. Além dos selecionados serão exibidas também 5 produções audiovisuais e 4 animações dos alunos de audiovisual e animação 3D do projeto Cacto (Centro de Arte Cultura, Comunicação e Novas Tecnologias), patrocinado pela Petrobrás, por meio do Programa de Desenvolvimento e Cidadania.

    Veja na lista abaixo os nomes dos filmes selecionados:

    05 de março

    - Damas da Liberdade
    - Vestido de Laerte
    - É amor do mesmo jeito
    - Muros

    06 de março

    - Entre Lugares
    - A dama do Peixoto
    - Transophia
    - Abismo
    - O vento da liberdade
    - Vagas para um amor de carnaval

    07 de março

    - I still love you
    - Joelma
    - Bibinha
    - Quem tem medo de Cris Negão
    - Virou o jogo
    - Aurora

    08 de março

    - Nêgas de pano
    - Crianças e sexualidade
    - Desvelo
    - O amor que não ousa dizer o nome
    - Mulheres de 50
    - Reflexo

    09 de março

    - Cores e botas
    - Inclusive eu
    - Cuceta
    - Sobresaltos
    - Complexidade dos gêneros
    - Paraquedas

    ResponderExcluir