Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

domingo, 17 de março de 2013

La historia ya esta en el Cine

A História também vai ao Cinema
 Dentro do XXVII Simpósio Nacional de História, Conhecimento histórico e diálogo social, que ocorrerá em Natal, RN, entre os dias 22 e 26 de julho de 2013, teremos dois Simpósios tematizando o Cinema. Um será  "História, Cinema e Televisão: dimensões históricas do audiovisual' (n. 85) e o outro "História e Imagens em Movimento", propõe a reflexão sobre a relação entre História e o audiovisual, buscando compreender a inserção social e os significados sociais, culturais e políticos das práticas relacionadas à produção, circulação e recepção de imagens em movimento.
Convidamos @s colegas para que conheçam e divulguem as propostas  As inscrições de trabalhos para os simpósios temáticos ocorrerá entre de 01/01/2013 a 31/03/2013. Maiores informações podem ser obtidas em http://www.snh2013.anpuh.org/#

Abraços e venham participar!

085. História, Cinema e Televisão: dimensões históricas do audiovisual

Coordenadores: EDUARDO VICTORIO MORETTIN (Pós-doutor(a) - Universidade de São Paulo), MÔNICA ALMEIDA KORNIS (Doutor(a) - CPDOC/FGV)

Ementa

O objetivo do Seminário Temático é o de examinar o lugar ocupado hoje pelos meios audiovisuais (cinema e televisão) dentro da pesquisa histórica a partir, principalmente, de um eixo: a maneira pela qual a experiência do real é trabalhada na narrativa fílmica e televisiva. Este tema pode ter outros desdobramentos, como o estatuto do audiovisual como documento; o papel desempenhado por estes meios na construção de uma memória histórica; as diversas formas de representação do passado por eles empreendida; e as interfaces com outros campos da ciências humanas e das artes. Valoriza-se a discussão que toma as imagens como ponto de partida para a análise, método que evita o filme como ilustração de um saber histórico pré-definido.
No que diz respeito ao eixo temático, cabem algumas considerações. A questão do "real" como matéria da narrativa ficcional e do documentário envolve diretamente o exame das relações entre história e cinema/televisão. Em que pese sua definição sempre precária, o real está na esfera do vivido, do efetivamente acontecido como processo social e histórico verificável, através de "indícios" documentais, vestígios materiais e relatos de memória. Se é plausível afirmar que todo filme manipula os dados de sua história, no sentido narrativo do termo, o documentário e a ficção tangenciam o real a partir de uma lógica invertida. O primeiro, mesmo quando quer minimizar as mediações com o real filmado, não escapa às regras de exposição que constituem sua especificidade fílmica, como a entrevista, a locução, o filmar fora do estúdio, etc. O segundo, por sua vez, não deixa de friccionar os eventos e as estruturas da realidade no qual se insere ou representa. Assim, mais do que discutir a singularidade do documentário ou da ficção como formas audiovisuais mais ou menos próximas do real, nos propomos a analisar as tensões advindas desta relação na construção das narrativas fílmicas e televisivas, que nos remetem a uma série de questões pontuais que demarcam esta relação: o uso de imagens de arquivo; a ficção histórica naturalizada; o lugar do evento na representação fílmica; a ilusão da objetividade no documentário e o efeito de verdade na ficção, dentre outras abordagens possíveis diante do universo de autores, produtos audiovisuais e temas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário