Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

segunda-feira, 8 de abril de 2013

CINEMA INDÍGENA (para todas as idades)


O Vídeo nas Aldeias acaba de lançar a coleção Cineastas Indígenas para Jovens e Crianças, um guia para estudantes do ensino fundamental de todo país. A publicação, patrocinada pela "Convenção sobre a proteção e promoção da diversidade das expressões culturais", da UNESCO, reúne um guia didático e dois DVDs com uma seleção de 6 filmes com temáticas voltadas para o público infanto-juvenil realizados junto aos povos Wajãpi, Ikpeng, Panará, Ashaninka, Mbya-Guarani e Kisêdjê.

A coletânea reúne títulos consagrados nacional e internacionalmente como a vídeo carta "Das crianças Ikpeng para o mundo", dos Ikpeng, e "Depois do ovo, a guerra", dos Panará, assim como dois filmes inéditos, o "Mbya Mirim", dos Mbya-Guarani e "No tempo do verão", dos Ashaninka. "Akukusiã, o dono da caça", dos Wajãpi, e "A história do monstro Khátpy", dos Kisêdjê, completam a coleção.

Leia, no link abaixo, uma cópia digital interativa em pdf do guia, que lhe dará acesso aos filmes da coleção "Cineastas Indígenas para Jovens e Crianças", bem como a outros filmes citados no livro e a sites e livros para pesquisa complementar, como a Enciclopédia dos Povos Indígenas no Brasil Mirim, do Instituto Socioambiental. 

http://issuu.com/videonasaldeias/docs/cineastas_indigenas_web_2

Uma cópia do livro pode ser baixada em:
http://videonasaldeias.org.br/2009/noticias.php?c=64


Publicado originalmente em:  http://videonasaldeias.org.br/2009/noticias.php?c=64
Artigos relacionados: 
Postagens relacionadas: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário