Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

XII Festival Internacional de Cinema e Vídeo dos Povos Indígenas

Território mapuche acolherá festival internacional de cinema indígena 

XII Festival Internacional de Cine e Vídeo dos Povos Indígenas premiará a obras que promovam a cultura e os direitos de ditos povos.
As regiões da Araucanía no Chile e na Patagônia Argentina sero o centro do cinema mundial em 2015 com a celebração da décima segunda edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo dos Povos Indígenas.
Ambos territórios formam parte do que o povo mapuche denomina como Wallmapu. O nome foi adotado também para identificar a sede deste festival, a fim de reivindicar os territórios ancestrais deste povo indígena.

Esta edição se realiza no momento do 30 aniversário da Coordinadora Latinoamericana de Cine y Comunicación Indígena CLACPI, entidade fundadora e promotora do festival. Jeannette Paillán, coordenadora de CLACPI assinalou que o festival promove o uso do cinema e vídeo por parte dos povos indígenas desde uma óptica política. “Não somente dá conta da realidade, senão que a mostra desde um ponto de vista distinto ao que fazem referência os meios de comunicação”.
“El Camino del Hombre Rojo”, filme que relata a luta do povo Pijao da Colômbia, recebeu o prêmio na categoria defesa dos direitos dos povos indígenas durante a última edição do festival.
Desde 1985 o Festival Internacional de Cine e Vídeo dos Povos Indígenas se realiza de forma itinerante em países do centro e sul das Américas. Os filmes em competição abarcam obras cinematográficas que promovam a cultura e dão a conhecer as demandas dos povos indígenas ao redor do mundo.

O festival inclui uma mostra itinerante em diversas comunidades com o objetivo de compartilhar estas obras com seus verdadeiros protagonistas. Assim mesmo, se realizam projeções nas principais cidades com o fim de chegar a um público mais amplo e promover a tomada de consciência sobre as problemáticas que enfrentam os povos indígenas.
Além das projeções se realizam oficinas de capacitação audiovisual para comunicadores indígenas, assim como mesas redondas, debates e fóruns públicos nos que se discute os temas da agenda para os povos indígenas e se criam laços de confraternização entre ativistas, instituições e organizações interessadas.
CLACPI está integrada por pessoas de diversas organizações indígenas e não indígenas, de vários países da América Latina, que em forma de rede, realizam atividades de colaboração, troca e apoio mútuo em comunicação, assim como na capacitação, produção, difusão de cinema e video indígena.

CHIRAPAQ, Centro de Culturas Indígenas de Peru, é membro de seu grupo impulsionador neste país. A associação, promove a formação de comunicadores indígenas dos Andes e da Amazônia, assim como a promoção e difusão do cinema indígena no Peru.

Para maiores informaçoes sobre o XII Festival Internacional de Cine y Video de los Pueblos Indígenas visite sua fanpage.

Fonte: http://www.chirapaq.org.pe/noticias/territorio-mapuche-acogera-festival-internacional-de-cine-indigena

Artigos relacionados: 
Postagens relacionadas: 

Um comentário:

  1. Chile: Ciclo de cine indígena en la cárcel de Temuco

    Comenzó el ciclo de cine indígena en la cárcel de Temuco que se llevará a cabo durante todo el mes de agosto. La iniciativa busca poder compartir documentales que muestren la realidad compleja de la situación entre el pueblo mapuche y el estado chileno, para conocer las raíces del conflicto y para buscar entre todos, una forma de convivencia en el respeto, los derechos y una nueva sociedad.

    El ciclo, organizado por Yepan y el Programa Tratamiento de Sección Juvenil cuenta entre otros con “Aniceto Razón de Estado” y “Tukulpazugun”, del realizador Guido Brevis.

    ResponderExcluir