Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Zapatista: a Big Noise Film. Benjamin Eichert. (México/EUA, 1999)

Zapatismo não é uma doutrina, é uma intuição: Todo poder ao povo!
Há exatos vinte anos: "Em 1994, o Exército Zapatista de Libertação Nacional veio a público , o dia em que o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) entrou em vigor. Naquele dia, eles lançaram sua primeira Declaração da Selva Lacandona e suas Leis Revolucionárias. 

A declaração equivalia a uma declaração de guerra contra o governo mexicano, que eles consideravam tão fora de contato com a vontade do povo como para torná-lo completamente ilegítimo. Seu objetivo inicial era instigar uma revolução em todo o México , mas como isso não aconteceu , usaram sua insurreição como uma plataforma para chamar a atenção do mundo para o seu movimento para protestar contra a assinatura do NAFTA , que o EZLN acreditava que iria aumentar a diferença entre ricos e pobres em Chiapas. 

O EZLN também apelou a uma maior democratização do governo mexicano, que tinha sido controlada pelo Partido Revolucionário Institucional (PRI) durante 65 anos e para a reforma agrária prevista pela Constituição do México 1917, mas em grande parte ignorado pelo PRI. O EZLN não exige independência do México, mas sim a autonomia, e (entre outras coisas) que os recursos naturais que são extraídos de Chiapas beneficiem mais diretamente os povos de Chiapas."

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário