Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Desconstruindo a Beleza americana: discursos sobre família no cinema

Artigo "Desconstruindo a Beleza americana: discursos sobre família no cinema", publicado no Volume 8, edição 15, jun./dez. de 2014, da Domínios da Imagem, revista do Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem (LEDI) da Universidade Estadual de Londrina (UEL)




Autora: Paloma Coelho

RESUMO:


A partir da análise de Beleza Americana, este artigo problematiza a construção de discursos e imaginários sociais sobre um tema bastante explorado pelo cinema – a família. Muitas são as referências socialmente compartilhadas do que possa ser o seu significado, o que aponta para a instituição de modelos que sugerem a existência de uma “família ideal”. Essa idealização gera parâmetros de “normalidade” e “anormalidade” que dificultam a legitimação e o reconhecimento de arranjos familiares divergentes, colocando-os em uma situação de marginalidade e desvio de conduta. A análise dessa película centra-se na elaboração de significados em torno das configurações familiares, a partir da forma como a narrativa constrói suas imagens do que seria o sentido de “família” em contraponto ao que é sugerido como “não família”.


Artigo Completo:

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/dominiosdaimagem/article/view/20634/15652







O artigo é resultado da dissertação “Olhe bem de perto: a construção dos discursos sobre a família nos filmes hollywoodianos contemporâneos”, defendida em fevereiro de 2012, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC Minas, com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.


Link para a dissertação:

http://www.sistemas.pucminas.br/BDP/SilverStream/Pages/pg_ConsItem.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário