Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

segunda-feira, 27 de abril de 2015

25 filmes indígenas diferentes

 Conheça diferentes mundos indígenas...

"26 de Abril de 2015
A Equipe da Rádio Yandê reuniu uma lista com 25 documentários sobre diferentes culturas indígenas, realidades e conflitos

1 - Huicholes: The Last Peyote Guardians, 2014.

Produção e Direção: Hernán Vilchez - Produção: Paola Stefani - Direção de Fotografia: José Andrés Solórzano

Um documentário sobre o Povo Huichol, autodenominam-se Wixárika no México, conhecidos como guardiões do Peyote. Eles lutam em defesa do território sagrado e medicina ancestral que estão ameaçados por empresas de mineração.


2 - Le peuple invisible, 2007.

O Povo Invisível é um documentário de Richard Desjardins e Robert Monderie. É sobre o povo Algonquin no Canadá. Revela como a harmonia em que viviam foi quebrada com a chegada dos europeus no século 16, mudanças no modo de vida tradicional, miséria e invisibilidade nos dias atuais.


3 - Republica Guarani, 1981.

Importante documentário de Sylvio Back, sobre evangelização e mudanças radicais na vida dos indígenas do Povo Guarani. 

4 - Vale dos Esquecidos,2012.
Direção: Maria Raduan. Duração: 72min.

Esse documentário se passa na região do Mato Grosso,  ele fala sobre disputas de terra, conflitos com posseiros, grileiros, indígenas, fazendeiros, invasão de terras indígenas.



5 - VIDA KAINGANG, 2014.

A vida de indígenas da etnia Kaingang da Terra Indígena do Apucaraninha, na divisa entre os municípios de Londrina e Tamarana, no norte do Paraná. Direção: Nelson Akira Ishikawa. Fotografia: Luiz Carlos S. Monobi


5 - Presente dos Antigos, 2009.

O documentário sobre o Povo Xacriabá em Minas Gerais, depois de muitos conflitos por posse de terra, a busca pelo resgate das práticas tradicionais e beleza de seus grafismos.


Direção:

Ranison Xacriabá e José dos Reis Xacriabá

Coordenação das oficinas:

Rafael Fares e Pedro Portella




6 - Terra dos índios, 1978.

Interessante documentário do cineasta Zelito Vianna sobre conflitos de terra. Depoimentos raríssimos do líder guarani, Marçal de Souza Tupã e outras liderança.


7 -  Índio Cidadão ?, 2014.

O diretor Rodrigo Siqueira, mostra neste documentário as lutas do movimento indígena brasileiro, da constituinte (1987/88) até os dias atuais, com depoimentos de importantes lideranças que fizeram e fazem parte do processo de conquista dos direitos indígenas.
 


8 - 500 Almas, 2004.

Dirigido por Joel Pizzini, produzido pela Mixer e distribuído pela RioFilmes. Um olhar poético sobre os indígenas do Povo Guató, que chegaram a ser dado como extintos nos anos 60.  O assassinato do líder Celso Guató, em 1982, na luta pela demarcação na Ilha Ínsua, fronteira com a Bolívia. Uma  forte crítica à violência do processo de colonização. O encontro de indígenas Guató no Mato Grosso do Sul e outros momentos marcante na história do povo.


9 - Do Bugre ao Terena, 2012.

Dirigido por Aline Espíndola e Cristiano Navarro.
Produzido com o apoio do Edital de Apoio à Produção de Documentários Etnográficos sobre o Patrimônio Cultural Imaterial (Etnodoc). Mostra a realidade de indígenas Terena em contexto urbano, o cotidiano de preconceitos e conquistas.


10 - La pequeña semilla en el asfalto, 2009.

Direção:Pedro Daniel Lopez. Mostra como Dolores Santiz, Pascuala Díaz, Floriano Enrique "Ronyk" e Flavio Jiménez, e os diferentes grupos étnicos em Chiapas no México, deixam a comunidade onde nasceram e vão para a cidade. Os conflitos, busca pelo reconhecimento étnico e novas identidades.


13 - Ditso?wo? Tsiri?k - El camino de la semilla, 2012.

A jornada de um povo que resistiu na conquista espanhola, a luta para provar que suas histórias não são mitos, mas a história viva de sua gente.Depoimentos de quatro indígenas Bribri-Cabecares da Costa Rica sobre a resistência em Talamanca.

14 - Índios Munduruku: Tecendo a Resistência, 2014.

Dirigido por Nayana Fernandez. O documentário sobre a vida em uma aldeia do Povo Munduruku, resistência e articulação contra as barragens hidrelétricas em seu território sagrado...


15 -  Indígenas Digitais, 2010.

Dirigido por Sebastian Gerlic. Documentário sobre inclusão digital indígena que retrata a apropriação que os indígenas fazem das tecnologias, tornando-se e“ciberativistas” e “etnojornalistas” das próprias realidades.

16 - Documentário sobre a música do Povo Kariri Xocó, 2009.

Gravado em Porto Real do Colégio, Alagoas, Brasil. Produzido pelo grupo A Barca e Olhar Imaginário. Dirigido por Edu Garcia.



17-  Borum-Krenak, 2013.

Dirigido por Adriana Jacobsen. Fala da  história desconhecida do Povo Krenak em Minas Gerais que sobreviveu à Vale do Rio Doce. Grupos nômades, que se autodenominavam “borum” (o ser), passaram a ser chamados de “botocudos” pelos portugueses.

18 - Kangwaa? - Cantando para Nhanderú,

Direção: Felipe Scapino e Toninho Macedo. Sobre música e vida de indígenas do tronco tupi-guarani das aldeias Bananal, Nhamandu Mirim e Piaçaguera do Litoral Sul e São Paulo.


19 - CANELA RAMKOKAMEKRA – A ARTE DO MITO, 2002.

Um documentário do antropólogo e professor Rafael Pessoa São Paio - IN MEMORIAM
O documentário feito na aldeia Escalvado, dos indígenas Canela, retrata o cotidiano, suas atividades domésticas, seus rituais e história do contato.


20 - Tupinambá - O Retorno da Terra, 2015.

Documentário de Daniela Fernandes Alarcon, sobre a luta do povo indígena Tupinambá, que habita o sul da Bahia (Brasil), retomadas, cultura e conflitos.

21 - Estratégia Xavante, 2007.

Dirigido por Belisario Franca. O documentário narra a estratégia de um cacique Xavante, que em 1973, propôs o envio de oito meninos para serem criados por famílias não indígenas na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo. Conhecendo a cultura do inimigo para melhor combatê-lo e, consequentemente, preservar a autonomia do povo.


22 - Xukuru Ororubá, 2008.

Dirigido por Marcilia Barros. Mostra o processo de luta e resistência de um povo guerreiro, o povo Xukuru.


23  - Mbaraká – A palavra que age

Sobre os cantos dos Guarani Kaiowá e sua relação com a luta pela terra. Documentário de Edgar Cunha, Gianni Puzzo e Spency Pimentel. Produtora Anthares Multimeios: www.antharesmultimeios.com



24 - Promessa Pankararu, 2009.

Produzido pela Associação SOS Comunidade Indígena Pankararu (São Paulo). Diretores: Marcos Alexandre dos Santos Albuquerque & Maria das Dores Conceição Pereira do Pardo. Sobre cultura e religiosidade do Povo Pankararu. 


25 - Karai Ha'egui Kunhã Karai 'ete, 2014.

Dirigido pelo indígena do povo Nhandeva Alberto Alvares. Em homenagem os anciãos indígenas Alcindo Moreira e Rosa Moreira. (já divulgado por aqui em:  Cineasta indígena lança filme sobre tradições culturais )

Redação Yandê"

Apache scout. 1885. Photo by Buehman & Co. Tuscon, Arizona.









































10 comentários:

  1. 12 filmes para refletir sobre Descolonização da Educação e Povos Indígenas (grande parte deles já divulgados por este Antro, rs...): http://radioyande.com/default.php?pagina=blog.php&site_id=975&pagina_id=21862&tipo=post&post_id=241

    ResponderExcluir
  2. Importante trabaho que deve ser compartilhado

    ResponderExcluir
  3. Excelente documentário regatando nossa história. Divulgarei sempre.

    ResponderExcluir
  4. + 30 Vídeos de cineastas indígenas...

    http://radioyande.com/default.php?pagina=blog.php&site_id=975&pagina_id=21862&tipo=post&post_id=315

    ResponderExcluir
  5. I Mostra Indígena de Filmes Etnográficos do Ceará

    Contemplada no XI Edital Ceará de Cinema e Vídeo, a I Mostra Indígena de Filmes Etnográficos do Ceará é uma iniciativa da Associação das Mulheres Indígenas Jenipapo-Kanindé em parceria com o Cine Clube Aldeia. Primeira do gênero no Estado, a mostra propõe um espaço de discussão e divulgação de filmes etnográficos, em especial com temática indígena. O principal objetivo é proporcionar um intercâmbio cultural entre realizadores, pesquisadores e comunidades tradicionais.

    A participação é gratuita e aberta ao público em geral. A programação inclui oficinas, rodas de conversa, núcleos de vivência, apresentações culturais e mostras paralelas de filmes etnográficos. A curadoria e a produção do evento são compartilhadas entre parceiros e a etnia. O evento pretende contribuir para a articulação entre comunidades indígenas no Ceará e dessas com outros agentes, fomentando a criação de redes de colaboração em cinema indígena e etnográfico.
    A mostra surge para fortalecer e dar destaque à produção audiovisual etnográfica e indígena no Estado. Tem por referência alguns projetos e festivais nacionais, como o Vídeo nas Aldeias, o ForumDoc.BH (Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte), o CachoeiraDoc (Festival de Documentários de Cachoeira) e o Fifer (Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife).

    E-mail para contato: mostrafilmesindígenas@gmail.com
    fonte: http://www.indiojenipapokaninde.org/i-mostra-indigena-de-filmes-etnograficos-do-ceara/

    ResponderExcluir
  6. Feliz Dia do Professorx para todxs xs mestres na arte de educar!
    Confiram uma lista de filmes para refletir sobre Descolonização da Educação e Povos Indígenas

    http://radioyande.com/default.php?pagina=blog.php&site_id=975&pagina_id=21862&tipo=post&post_id=241

    ResponderExcluir
  7. Sería genial tenerlos en castellano

    ResponderExcluir
  8. Talvez voces queiram incluir numa proxima lista o "Atanarjuat", que foi o primeiro longa dirigido por um iniut, e que ganhou montes de premios...

    ResponderExcluir