Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Edital 8ª Mostra Luta!


REGULAMENTO

1. Objetivos
A Mostra Luta, que chega a sua oitava edição, tem como objetivo fomentar a exibição e o debate de filmes, trabalhos fotográficos e outras manifestações culturais dentro das lutas sociais e populares, estimular a produção audiovisual, promover a organização, fortalecimento de redes, debates e encontros, além de se constituir enquanto espaço de reivindicação pelo direito à comunicação popular, livre e anticapitalista.
Brasil, ano 2015 – Vivemos tempos difíceis: direitos trabalhistas estão ameaçados com leis que ampliam a terceirização e limitam outras garantias como o seguro-desemprego, junto a um corte amplo de verbas públicas. Grupos de extrema-direita se organizam e pedem a volta da Ditadura Militar. Ao seu lado estão fundamentalistas religiosos e demais fanáticos, dominando palanques, igrejas, ruas e meios de comunicação, atacando sujeitos oprimidos como LGBTs, mulheres, religiões de matrizez africanas entre outros credos. O latifúndio ganha força, passando por cima do meio ambiente e de indígenas, camponeses, quilombolas e outros povos. A polícia bate recordes em assassinatos, exterminando a juventude negra e periférica. No lugar de combater a violência com a garantia de direitos sociais, investe-se em mais punitivismo e proibicionismo, ou seja: cadeia e morte para manter uma fracassada guerra às drogas, redução da maioridade penal para penalizar uma juventude que não tem direito a nada, apenas a permanecer à margem.
Por isso dizemos: “Não Passarão!”. Este é o tema escolhido para este ano,  para expandir esse debate pelas nossas lutas de direito, junto aos movimentos sociais, fortalecendo a discussão na sociedade em que vivemos.
Se de uma sala escura pode surgir uma nova imagem na tela, acreditamos que a necessidade hoje é nos organizarmos para barrarmos estes retrocessos e produzir diferentes campos de resistência, luta e invenção de como produzir a vida e a sociedade. Propomos, desde a primeira versão da Mostra, nos colocar como um espaço de visibilidade aos trabalhos feitos junto às lutas sociais. Além disso, buscamos possibilitar debates e diferentes formas de diálogo e articulação sobre os temas propostos, procurando, também, expandir a programação para outros pontos da cidade de Campinas (sede do evento), convidando esses atores a estarem conosco nessa construção.

Participe da Mostra Luta!, mande seu trabalho! Para fortalecermos estes laços, para conhecermos melhor as diferentes realidades e imagens deste Brasil em luta e  também irmos além de um bloqueio midiático que tenta calar nossas vozes!

2. Inscrições
As inscrições serão recebidas do dia 20 de Junho até o dia 15de Agosto. Os materiais postados após esta data não participarão da seleção.

2.1. Inscrições de filmes
Para participar da seleção de filmes da 8ª Mostra Luta! os interessados deverão:
1) Preencher a Ficha de Inscrição on-line encontrada no link:  Inscrição de Obras Audiovisuais
2) O envio do material deverá ser feito por carta registrada e no campo assunto deverá ser preenchido: “Inscrição – Filmes”. O material consiste em:
- Autorização disponível no link Autorização de Exibição e Divulgação de Obra Audiovisual Autoral, impressa, devidamente preenchida e assinada;
- 2 (duas) cópias em DVD da obra finalizada em alta definição;
- 2 (duas) imagens (artes gráficas?) para divulgação em arquivo *JPEG, *BMP ou *TIFF (no mínimo 150 dpi).
Endereço para envio:
Museu da Imagem e do Som de Campinas
Palácio dos Azulejos
Rua Regente Feijó, 859
13013-051 Campinas / SP.
Telefone: (19) 3733-8800

2.2. Inscrições de trabalhos fotográficos
Para participar da seleção de trabalhos fotográficos e fotografias da 8ª Mostra Luta! os interessados deverão:
1) Preencher a Ficha de Inscrição on-line encontrada no link: Inscrição de Trabalhos Fotográficos
2) Inscrever no máximo 5 (cinco) trabalhos fotográficos por pessoa; produzidos nos últimos 2 anos (2014 e 2015);
3) Nomear os trabalhos fotográficos da seguinte forma: nome artístico, título, local e ano do trabalho (ex: felipeojornalista_manifestaçâo_campinas_2015.jpeg).
4) O envio do material deverá ser feito através do e-mail mostralutafotografia@gmail.com e no campo assunto deverá ser preenchido: “Inscrição – Trabalhos Fotográficos”, ou através de carta registrada, para o Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS). O material consiste em:
- Autorização disponível no link Autorização de utilização de Material Fotográfico Autoral, impressa ou escaneada, devidamente preenchida e assinada;
- Trabalho(s) fotográfico(s) em formato *JPEG em alta resolução (mínimo 300 dpi). No caso de envio pelo correio, deverá ser enviado 2 (duas) cópias em CD com o(s) trabalhos fotográfico(s) em formato *JPEG em alta resolução.
Endereço para envio, no caso da utilizaçao dos correios:
Museu da Imagem e do Som de Campinas
Palácio dos Azulejos
Rua Regente Feijó, 859
13013-051 Campinas / SP.
Telefone: (19) 3733-8800
A inscrição na Mostra é gratuita e, no caso da inscrição de filmes, os interessados podem participar com no máximo 2 trabalhos cada e para cada trabalho deverá ser preenchida uma Ficha de Inscrição e cada mídia de DVD enviada deverá conter apenas um vídeo, devidamente identificado.
Os filmes serão selecionados pela organização da mostra entre produções inscritas e/ou convidadas.
As Fichas de Inscrição que não estiverem assinadas pelo responsável terão seus trabalhos automaticamente desclassificados.

3. Condições para inscrições
3.1. Condições para inscrição de filmes
Serão recebidos filmes:
1. Em curta, média ou longa-metragem; preto e branco ou colorido; ficção ou documentário; produzido nos últimos cinco anos (de 2011 a 2015); não exibidos nas edições anteriores (1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª Mostra Luta!);
2. A realização poderá ser nacional ou estrangeira. Caso o filme seja em língua estrangeira, deverá estar legendado em português;
3. Realizados em qualquer suporte, mas entregues em DVD e em alta definição. Os DVDs não devem conter extras;
4. Com identificação na mídia: título, autor/instituição, ano de produção e duração do trabalho;
5. Com termo autorizando a exibição do filme em outros espaços (final da Ficha de Inscrição), como a Mostra Luta Itinerante!, Cineclube Mostra Luta! além de disponibilização do filme em redes sociais e no site do Coletivo de Comunicadores Populares, após o término da 8ª Mostra Luta!. Toda e qualquer utilização da obra pelo Coletivo de Comunicadores Populares será sem fins lucrativos.
Os trabalhos que não apresentarem as exigências e/ou formato acima descritos serão desclassificados pela organização da mostra.

3.2. Condições para inscrição de fotografias
Serão aceitas fotografias:
1. Coloridas ou em preto e branco, digitais ou analógicas, manipuladas ou não, contanto que estejam de acordo com os requisitos do edital;
2. Em alta resolução (mínimo 300 dpi);
3. Com termo autorizando a utilização das fotografias em outros espaços (final da Ficha de Inscrição), como a Mostra Luta Itinerante!, Cineclube Mostra Luta! além de disponibilização das fotografias em redes sociais e no site do Coletivo de Comunicadores Populares, após o término da 8ª Mostra Luta!. Toda e qualquer utilização da obra pelo Coletivo de Comunicadores Populares será sem fins lucrativos.
Os trabalhos que não apresentarem as exigências e/ou formato acima descritos serão desclassificados pela organização da Mostra.

5. Locais e Datas
A 8ª Mostra Luta! ocorrerá no Museu da Imagem e do Som de Campinas e em outros espaços da cidade, entre os dias 2 e 11 de Outubro.

6. Disposições Gerais
1) Todo o material enviado para inscrição será incorporado ao acervo do MIS e ao acervo do Coletivo de Comunicadores Populares e poderá ser utilizado para fins culturais, não lucrativos ou sem fins lucrativos, em exibições públicas ou projetos que visem democratizar o acesso a bens culturais;
2) Todas as sessões de projeção serão por mídia de DVD;
3) A estrutura de exibição dos filmes e exposição das fotografias ficará a critério da organização  da Mostra e serão definidos e divulgados posteriormente;
4) Os trabalhos selecionados para a 8ª Mostra Luta!, deverão assinar Termo de Autorização para exibição dos filmes em outros espaços, como a Mostra Luta Itinerante!, Cineclube Mostra Luta!, além do site do Coletivo de Comunicadores Populares;
5) A inscrição na 8ª Mostra Luta Campinas implica na aceitação do presente regulamento.
Mais informações ou dúvidas:
Felipe Garcia: (19) 9 9199-0731
Ana Maria:       (19) 9 8432-7269

em Canoa Puebla / México

Coletivo de Comunicadores Populares de Campinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário